Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

Canais de atendimento digital: por que seu negócio precisa dessa estratégia?

XGEN
24 de março de 2021

Se comunicar com seu cliente é essencial para os negócios, portanto, estruturar os canais de atendimento de uma organização deve ser uma prioridade estratégica independente do setor de atuação.

 

O atendimento garante experiências – positivas ou negativas – para o consumidor e ele define muito sobre os próximos passos da jornada do cliente, seja rumo à fidelização e satisfação ou a mudança para concorrência e divulgação negativa que pode afetar muito sua imagem.

 

Muito mais do que apenas estar presente em canais de atendimento, é preciso desenhá-los para sua realidade e adequar às exigências dos seus clientes.

 

Pensando nesse importante componente de sua empresa, como estão os seus canais de atendimento e sua estrutura para a satisfação do seu cliente? Confira sobre essa crucial estratégia!

 

Canais de atendimento: o que é atendimento digital?

 

De acordo com a PNAD Contínua do IBGE do quarto trimestre de 2018, 79,1% dos domicílios do Brasil acessam e utilizam a internet, sendo o celular o meio mais utilizado para isso, presente em 99,2% das casas contra 48,1% de computadores.

 

Desses acessos, 95,7% das pessoas utilizam a internet para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por e-mail e diferentes aplicativos.

 

Essa troca de mensagens e interação online não se dá apenas entre amigos e profissionais, mas também entre consumidores e empresas, por isso é tão importante dar atenção aos canais de atendimento digital.

 

Com as transformações tecnológicas e digitais, cada vez mais o perfil do consumidor apresenta novas exigências de consumo e atitudes que impactam diretamente nas rotinas e estratégias organizacionais.

 

E é justamente sobre isso que é atendimento digital, que diz que que o consumidor não é apenas conquistado por um produto ou serviço, mas por toda a experiência de contato com uma empresa.

 

O atendimento digital, portanto, é uma proposta para melhorar e facilitar a relação entre empresas e clientes com a ajuda da tecnologia e de recursos humanos, fornecendo estruturas para atender o público de forma eficaz e satisfatória.

 

O atendimento nos canais pode ser síncrono ou assíncrono. O assíncrono é aquele em que o cliente e operador falam continuamente, sem grandes interrupções, como chats pelo site.

 

Enquanto isso, o assíncrono é quando o individuo inicia uma conversa e pode fazer outras tarefas durante sua comunicação, como no WhatsApp ou e-mail e voltar exatamente de onde parou.

 

Os canais de atendimento digital são diversos e dão opções para que o cliente interaja com a marca quando, onde e da forma que acharem mais vantajoso e conveniente para seu momento. Eles podem ser:

 

  • Autoatendimento no site por meio de FAQ e perguntas frequentes;
  • Blog, em que a empresa fornece conteúdos e educa seus consumidores e público;
  • Redes sociais, através de postagens ou interação por mensagens;
  • Chats com respostas via chatbot ou atendimento humano;
  • Aplicativos de trocas de mensagem, como WhatsApp ou Apple Business Chat.

 

Os canais de atendimento digital têm grande ligação com o omnichannel, afinal, para uma boa estratégia de atendimento é preciso ser omnichannel, mantendo o contexto do cliente e oferecendo experiências nas mais diferentes interações, independente do canal em que ele esteja.

 

Se a cada vez mais as pessoas estão fazendo diversas atividades ao mesmo tempo e buscam por opções de imediatismo e agilidade, oferecer canais de atendimento digital é muito mais do que um diferencial, mas cada vez mais uma grande necessidade para as organizações.

 

Quais os benefícios dos canais de atendimento digital?

 

Prezar pela experiência do usuário ao longo de sua jornada é essencial no mundo tecnológico e digital, certo? O atendimento digital é essencial para essa experiência e satisfação, mas ele não é apenas sobre isso.

 

Utilizar canais de atendimento digital dão muitos benefícios e ganhos para seu negócio, como:

 

Automatiza e dá disponibilidade

 

Ao utilizar canais digitais é natural que existam estratégias de automatizações e facilidades para os clientes e operadores. Os chatbots, por exemplo, são grandes exemplos dessas automações que facilitam o fluxo de comunicação.

 

Dessa forma, demandas simples podem ser resolvidas pelo seu cliente junto à assistentes virtuais, sem nem mesmo envolver seu time de atendimento, tornando a interação mais rápida e ágil.

 

Mais do que isso, os canais de atendimento automatizados fazem com que sua empresa esteja disponível 24 horas, 7 dias por semana, se aproximando ainda mais do cliente e dando suporte sempre que ele julgar necessário iniciar uma interação.

 

Dá continuidade no atendimento

 

É importante que os atendimentos sejam unificados e caminhem na estratégia omnichannel. Portanto, ao ter boa estrutura de canais de atendimento digital é natural que exista centralização e continuidade em suas interações.

 

Sendo assim, torna-se muito mais fácil e produtivo para suas equipes de atendimento e gerenciamento acompanhar as interações de clientes sem precisar atuar com diversos sites e ferramentas, entendendo o seu contexto e diminuindo repetições cansativas e negativas para o público.

 

Melhora a imagem da sua marca

 

O atendimento é essencial para que sua empresa alcance os objetivos de venda e de posicionamento para o público. Ao ter canais de atendimento digital para os clientes em pleno funcionamento, melhor torna-se a satisfação do cliente e a percepção da qualidade sua marca no mercado.

 

Gera dados e indicadores

 

Ao centralizar seus canais de atendimento em plataformas, mais do que facilitar a comunicação entre cliente e operadores há também o grande ganho na geração de dados e indicadores.

 

Plataformas de atendimento possibilitam a reunião de métricas, relatórios e informações para entender melhor sobre o comportamento do consumidor e fluxo do seu atendimento. Essa reunião de dados é poderosa para gerar insights de melhorias e otimizações na sua estratégia e tornar o atendimento ainda mais eficiente.

 

O que se deve considerar em uma estratégia de canais de atendimento?

 

Quando falamos de canais de atendimento ao cliente não se trata apenas de disponibilizar formas de comunicação com seu público, mas sim desenhar uma verdadeira estratégia para que o atendimento seja um diferencial para seu negócio.

 

Portanto, alguns passos devem ser observados para que seus canais de fato trabalhem para seu sucesso!

 

Entenda o seu negócio e seu perfil

 

Não adianta querer estar presente em todas as redes sociais, site, e-mail, atendimento presencial em pontos de venda se isso não faz sentido para seu negócio e para seu perfil.

 

Seja para canais de atendimento ou para qualquer estratégia, antes de qualquer definição é preciso entender o seu cenário e o seu negócio. Trace quais são os seus objetivos com atendimento e onde espera chegar com a ajuda desse canal.

 

Entenda como seus concorrentes já se posicionam, saiba o que sua empresa já oferece, o que dá certo e o que pode ser aprimorado. Mais do que isso, conheça o seu cliente e saiba onde ele está.

 

É preciso oferecer canais de atendimento onde o seu cliente realmente irá acessar. Portanto, analise o seu público e busque alternativas que possam fazer sentido para eles.

 

Escolha seus canais de atendimento

 

Certamente a sua empresa já conta com alguns canais de atendimento e após análise do seu cenário e público é o momento de aprimorar o que você já tem e até mesmo escolher outros canais que possam fazer sentido.

 

Lembre-se que não existe certo ou errado em relação aos seus canais. Não adianta oferecer atendimento pelo Twitter, se o seu público não está por lá, por exemplo. Além disso, ter canais digitais não é sobre ignorar outras possibilidades e encerrar seu número telefônico.

 

É preciso ressaltar que canais de atendimento não é apenas sobre estar presente, mas sim ter capacidade de responder o cliente e de fornecer ótimas experiências para que sua estratégia dê resultados e não faça exatamente ao contrário, sendo um ponto de insatisfação para o seu público.

 

Saiba o que você já oferece, otimize o que já existe e aposte em alguns novos canais para dar ainda mais possibilidades e experiências para seu público e não para deixá-los restritos a alguns canais de comunicação, faz sentido?

 

Atendimento via WhatsApp

 

O WhatsApp é um dos grandes aplicativos utilizados pelos brasileiros. De acordo com pesquisa feita pelo Mobile Time, o programa de troca de mensagens está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e é utilizado todos os dias por 98% das pessoas.

 

O WhatsApp oferece opções para empresas, como o WhatsApp Business ou o API do WhatsApp Business e pode ser uma grande oportunidade para estar ainda mais próximo ao consumidor em diversas fases do atendimento.

Canais digitais - Atendimento via whatsapp

Apple Business Chat

 

Outro importante canal de atendimento que pode fazer sentido para sua empresa é o Apple Business Chat. Você já ouviu sobre ele? Esse é um serviço oferecido exclusivamente para usuário Apple e é uma estratégia de comunicação com foco em experiência, seja para suporte, compras, vendas, agendamentos, entre outros.

 

Essa ferramenta permite que os clientes conversem diretamente com as marcas a partir de suas mensagens. Mais do que isso, é possível entrar em contato com a marca através de diversos pontos como Safari ou Maps, Siri, redes sociais, chat sugest ou pela busca no Spotligh.

 

O Apple Business Chat faz todo sentido para entregar ainda mais valor para uma parcela dos clientes e levar diferenciação e exclusividade para esses usuários.

Canais digitais - Apple Business Chat

Redes sociais

 

As redes sociais são pontos importantes de comunicação e de entrada de interações entre marca e clientes. Mais uma vez, não é obrigatório estar presente em todas elas, mas sim estar onde está o seu cliente e oferecer um serviço completo.

 

Não é apenas sobre ter uma página no Facebook, Instagram ou Linkedin, por exemplo. Se sua empresa se propõe a estar nas redes, é importante desenhar estratégias para que nenhum tipo de interação ou comunicação fique perdidas por esses canais.

 

Seja em qual rede ou canal que sua empresa estiver, é importante tratar o cliente como um indivíduo e não como um grupo de pessoas. Personalize, humanize e trate o atendimento a partir das necessidades do seu público e não apenas de respostas prontas e scripts.

 

Automatize os seus canais

 

Automatizar os canais de atendimento digital é grande sacada desse tipo de comunicação e o chatbot é um grande aliado para a estratégia online.

 

Até 2019, mais de 61 mil bots já foram desenvolvidos no Brasil e mais de 1 bilhão de mensagens circularam nessa rede, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Com dados assim, dá para perceber a força dessas estratégias, não é mesmo?

 

Diferentes do que muitos pensam, o chatbot não é apenas sobre o atendimento no site de cada empresa, mas ele pode ser também desenhado para redes sociais, Telegram, WhatsApp e Apple Business Chat, por exemplo.

 

Utilizar o robô para interagir com clientes dá grande agilidade, afinal, essa é uma comunicação 24×7, ou seja, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana e, mais do que isso, tira demandas simples dos operadores, que podem se concentram em suportes mais complexos e estratégicos.

 

E claro, mais do que ter um robô para seu atendimento, é importante desenhar a sua linguagem e dar a identidade ao seu atendente virtual, pelo tom de voz e forma de escrita. Vale lembrar que as automatizações não são apenas sobre programar e deixar de lado a estratégia.

 

É preciso sempre revisitar e alimentar o robô para que ele seja treinado a cada interação e seja capaz de responder diferentes dúvidas do cliente, aumentando ainda mais a sua retenção. É como um funcionário que é reciclado e aprende com as experiências diárias de interações.

 

E mais do que isso, não se esqueça que contar com um robô e automatizações não significa deixar de lado a empatia e a comunicação humanizada com seu público!

 

Integre seus canais de atendimento

 

Independente de quais e quantos canais você decidiu trabalhar, é importante integrá-los para oferecer de fato boas experiências para o público e para seus operadores.

 

Não adianta estar em diversos canais e fazer com que o cliente preencha diversas vezes a mesma informação a cada vez que troca seu local de comunicação. Assim como não é viável que o atendente não conheça informações sobre as interações passadas e precise repetir perguntas e informações básicas.

 

Como já citamos, o omnichannel é muito importante para uma estratégia de atendimento e comunicação, afinal, é preciso oferecer jornadas únicas para o cliente e das experiências unificadas em todos os seus atendimentos.

 

Diminuir a burocracia e as repetições de seu cliente é essencial para que ele crie um relacionamento mais fluído e humanizado com o seu negócio.

 

Monitore resultados

 

Não adianta investir em uma estratégia e não monitorar e entender os retornos que ela te dá. É essencial definir seus indicadores de qualidades e estar atento aos resultados dos seus canais de atendimento em seu negócio.

 

Desde métricas básicas até as de clientes, negócio e atendentes, é preciso entender o que faz sentido para seus negócios e objetivos e trabalhar com os dados coletados por suas plataformas.

Indicadores de qualidade

 

Não basta ter ferramentas que te oferecem dados e não olhar para eles, certo? Acompanhe suas métricas, entenda os erros de processos, ajuste de acordo com as necessidades e foque sempre na melhor experiência para seu cliente.

 

Ter canais de atendimento é essencial para seus clientes e seu negócio e prestar atenção sobre eles certamente dará muitas vantagens nas operações de sua empresa.

 

Ao considerar o seu cenário e seu público, torna-se mais fácil definir seus objetivos e desafios para que o atendimento e comunicação não fique em segundo plano em suas operações.

 

Pensando em tudo o que foi apresentado até aqui, como estão os seus canais de atendimento digital e o que pode ser melhorado e implementado em seu cenário? Invista em seu negócio e dê ainda mais opções e oportunidades de interação para seu cliente!

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Business Chat

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Business Chat.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de Tratamento WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no Tratamento Predominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratados Dados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como Controlador Utilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
Compartilhamento Controladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados Pessoais Medidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus Direitos Confirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021