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Employee Experience: por que investir em seu colaborador?
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Employee Experience: por que investir em seu colaborador?

30 de abril de 2021
Employee Experience

Mais do que salários e benefícios, é preciso olhar para colaborador forma diferenciada e, assim como pensar em experiência do cliente, é essencial investir na experiência, ou employee experience, do seu público interno.

Os colaboradores são cruciais para que as estratégias funcionem e a empresa tenha resultados e, para isso, é preciso que eles sejam vistos, valorizados e estejam no processo de crescimento junto ao negócio.

A Employee Experience é uma tendência que cresce cada vez mais e ter esse direcionamento em sua cultura organizacional faz toda a diferença para entregas e resultados. Você sabe o que ela significa e por que é preciso investir nessa estrutura? Saiba mais sobre ela!

O que é Employee Experience?

Com a constante evolução da forma de trabalho, cada vez mais as pessoas deixam de ser vistas apenas como recursos, mas também como indivíduos, com suas necessidades – dentro e fora do ambiente de trabalho – e particularidades.

No centro de mudanças como essa está o Employee Experience, ou experiência do funcionário, que tem foco em proporcionar experiências únicas e jornadas positivas para o colaborador.

Esse conceito é semelhante ao Customer Experience, que já falamos muito por aqui. O Customer Experience é justamente sobre ter o consumidor no centro das estratégias para que sua experiência e satisfação seja positiva.

Se olhar para o público externo é essencial, é importante entender que seu público interno também é crucial para o andamento do negócio, afinal, são eles que colocam em prática todo o planejamento e estratégia para levar o melhor para seu consumidor.

Mais do que isso, o trabalho é um local em que o indivíduo passa grande parte de seu tempo e se dedica diariamente acima de outras atividades, portanto, é importante que essa relação seja construída de forma saudável, engajadora, produtiva e satisfatória.

Sendo assim, o Employee Experience é sobre um conjunto de interações que ocorrem ao longo da jornada do colaborador, que tem objetivo de criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e propício para o crescimento e desenvolvimento.

Vale dizer que a experiência do colaborador não é apenas sobre políticas de trabalho e pacotes de salários e benefícios, mas também sobre sua vivência dentro da empresa, a prática da cultura organizacional e as interações com lideranças, equipes, clientes dentro de sua jornada.

Essa experiência é um caminho que deve ser percorrido desde o processo seletivo e se estende até o desligamento, para que a soma de percepções e sentimentos dos profissionais sejam os mais positivos possíveis com o negócio.

Por que investir em Employee Experience?

Para que uma empresa invista em estratégias é preciso que elas tenham consistências para darem resultados positivos, não é mesmo? Para que você entenda de forma ainda mais prática sobre o Employee Experience, confira diversas boas vantagens que ela pode levar a um negócio.

Fortalece a atração e retenção de talentos

Um dos grandes motivos para investir em Employee Experience é para contar com os melhores profissionais disponíveis no mercado. Ter boas pessoas faz toda a diferença para suas estratégias e é essencial para inovações, criações e resultados.

Ao oferecer um ambiente com propósito, cultura inspiradora e que valoriza o colaborador, a tendência é que muitos profissionais queiram fazer parte desse ambiente, de dando possibilidades de escolhas no mercado.

Além disso, aqueles que fazem parte do ambiente dificilmente irão querer sair e mais do que isso, serão divulgadores espontâneos de sua marca.

Aumenta engajamento e produtividade

Quando os colaboradores percebem que são valorizados e tem chances de crescer com a empresa, maior é o seu desempenho, produtividade, engajamento e busca de resultados.

Fazer parte do jogo de forma verdadeira é crucial para que o colaborador produza e sinta estimulado a prestar um trabalho de qualidade. Quanto melhor é sua experiência com a empresa, certamente mais alta será sua dedicação e entrega em qualquer que seja sua função.

Melhora o clima organizacional

Um bom clima organizacional é fator importante para o bom desempenho dos trabalhos, afinal, é preciso que as equipes e pessoas estejam alinhadas, saibam ajudar umas às outras e respeitar o trabalho do colega.

Quanto a relação com a empresa é satisfatória, menores são os comentários negativos e burburinhos entre os grupos, fazendo com que a segurança em relação ao trabalho seja alta e criando um ambiente de motivação em conjunto.

Mais do que isso, ao ter um ambiente favorável, reduz-se níveis de estresse, competições e cobranças além do necessário, fazendo com que o trabalho individual e em grupo seja mais leve e motivador.

Investir em Employee Experience é mexer no clima organizacional, fazendo com que toda a esfera da organização trabalhe pensando nos objetivos finais e em sua posição para realização de cada um deles.

Aumento da satisfação do cliente

Olhar para o colaborador é pensar também em seu cliente, afinal, colaboradores preparados, engajados e motivados são capazes de prestar ainda melhor o seu serviço, fazendo com que o que é recebido pelo público vise sempre excelência.

Quanto melhores forem as entregas, maior é a percepção do público com o cuidado em cada ponta do negócio, fazendo com que o Customer Experience também ganhe com essa estratégia.

Como construir uma cultura de Employee Experience?

Uma estratégia de Employee Experience não conta com manuais, afinal, cada organização tem suas próprias particularidades, perfis de pessoas, cultura organizacional, objetivos, entre outros. Porém, algumas estratégias são crucias de ser implementadas para que a experiência do cliente esteja sempre em alta. Acompanhe!

Conheça e escute seus colaboradores

Assim como é preciso conhecer seus clientes, é preciso saber sobre aqueles que fazem parte de sua empresa. Independente se ela conta com 10 ou 10.000 colaboradores, é essencial ter um trabalho de entender os perfis, conhecer as dores, expectativas e necessidades para que sejam traçadas ações que tenham a ver com sua realidade.

Escute as pessoas, colete feedbacks internos, entenda como elas enxergam a organização, saiba suas aspirações pessoas e profissionais e tenha um canal aberto entre colaboradores, gestores e RH.

Mapeie a jornada do colaborador

É importante conhecer todos os pontos da jornada dos colaboradores, em suas diferentes funções. Ou seja, trace seu caminho dentro da empresa, desde processo seletivo, onboarding, ramp up e início das atividades, treinamento e desenvolvimento, possibilidades de crescimento e promoções até o desligamento.

É preciso conhecer cada uma dessas etapas para que estratégias sejam definidas de acordo com o momento do seu colaborador em sua empresa.

Construa um ambiente favorável

O trabalho é um dos ambientes em que o colaborador passa mais tempo de seus dias, portanto, é fundamental oferecer ambientes bem estruturados e favoráveis para seu desempenho e desenvolvimento. É importante pensar no ambiente físico, tecnológico, financeiro, cultural e organizacional:

  • Ambiente físico: é necessário ter um ambiente seguro, arejado, acessível, higiênico e com boas condições de uso. As ferramentas de trabalho devem ser adequadas e a saúde do colaborador deve ser valorizada em seu posto de atuação.
  • Ambiente tecnológico: a organização precisa se comprometer de caminhar com a tecnologia, oferecendo ferramentas que otimizem a rotina do trabalho e contribuam para facilidade e produtividade.
  • Ambiente financeiro: é inegável que salário e benefícios são importantes para o desempenho do colaborador e é preciso que eles não sejam distantes da realidade do mercado e que sejam condizentes com todas as funções realizadas por suas pessoas.
  • Ambiente cultural e organizacional: a empresa deve cuidar de sua cultura organizacional para que ela seja aplicada na prática e não seja vista apenas como itens pregados na parede. É importante valorizar diversidade, inclusão, liderança e os mais diferentes perfis de pessoas para que todos se sintam a vontade de serem quem são dentro do ambiente organizacional.

Desenvolva pessoas e tenha possibilidades de crescimento

Por melhor que seja a empresa, nenhum profissional quer estar em um ambiente que se sente estagnado e não vê possibilidades de crescimento, não é mesmo? Portanto, é importante ter planos de carreira e oportunidades que motivem o colaborador a se desenvolver junto com o negócio.

É necessário também dar ferramentas e estrutura para que os profissionais possam se desenvolver. Invista em treinamento, elearning, gamificação, plataformas e estratégias para que a gestão do conhecimento faça parte da cultura organizacional.

Ter um Employee Experience direcionado para o desenvolvimento e conhecimento dá grandes resultados para que o colaborador cresça em sua jornada e apresente resultados positivos a cada passo.

Tenha cultura de feedback

Para que colaboradores e empresa possam crescer, é preciso diálogos, feedbacks e apontamentos do que está certo ou errado. O processo de Employee Experience está em constante evolução e para saber para onde ele deve ir, é preciso consultador o seu funcionário.

Tenha um canal aberto entre as pessoas, faça com que o colaborador se sinta a vontade para compartilhar seus sentimentos sobre a posição e o negócio e colete todos comentários e opiniões para melhorias nos processos.

Implemente também estruturas e culturas para oferecer feedbacks de forma contínua. Somente assim o colaborador poderá saber sobre o andamento do seu trabalho e entender o que precisa ser aprimorado e o que está dando resultados positivos em sua função.

Treine lideranças

Os líderes são responsáveis pela divulgação de estratégias e cultura organizacional e é crucial que eles estejam preparados para lidar com os colaboradores e repassar a melhor experiência da empresa para o profissional.

Para isso, os treinamentos devem também ser estruturados para esses funcionários, que precisam estar em constante desenvolvimento para lidar com pessoas. Tenha pessoas certas para essa função e saiba que essa posição é essencial para definir o andamento das estratégias e resultados.

Mais do que isso, desenvolva suas pessoas para que eles se tornem futuros líderes e se mantenham em trajetória de crescimento com o negócio.

O Employee Experience é uma estratégia que deve ser olhada, afinal, os colaboradores são essenciais para o andamento dos trabalhos. Investir em seu público interno é um grande motivador para que todas as estratégias sejam realizadas da melhor forma, fazendo com que a empresa se mantenha em crescimento no mercado.

Como você está olhando para Employee Experience e para seus processos de treinamento, motivação e capacitação? Aproveite que sabe mais sobre o tema e entenda como nossa plataforma de gestão de conhecimento pode ser essencial nesse processo!

Employee Experience e Gestão do Conhecimento

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021